Tacoma-Seattle usando o transporte público.

Todos que eu conheço e estão indo para o MVP Summit em Seattle estão vendo a possibilidade de alugar um carro ou de pegar uma carona para ir do aeroporto para o hotel e até mesmo para aproveitar um pouco mais de Seattle.

Mas eu estava pesquisando e descobri que a infraestrutura de transporte publico é muito bem estruturada e fácil de usar. Tudo é muito bem explicado e parece que não tem como errar.

No condado de King onde pertence Seattle e Bellevue é possível fazer a viagem usando trens ou ônibus.
O interessante é que lá Metro = Ônibus, Light Rail = Metro e Sounder Rail é trem.

ICON_TRAIN_53X53 Sounder trains = Trem

ICON_LINK_53X53 Link light rail = Metro

ICON_BUS_53X53 ST Express buses (Metro) = Ônibus

Ônibus

Custa apenas $2.25 para adultos (Veja a tabela de valores) e você paga usando uma maquina na entrada do ônibus que é pela frente. Os condutores não possuem troco, se você pagar usando uma nota maior a maquina lhe fornecerá um cartão (ticket) com o valor para ser usado mais tarde, portanto é importante levar alguns trocados.
É possível também pagar usando o cartão ORCA que pode ser carregado e usado principalmente em transferências- Custa $5 e pode ser solicitado online .

 

Grátis

Diariamente das 6 a.m. até 7 p.m é serviço de ônibus é gratuito na área central de Seattle, veja a imagem para entender os limites da gratuidade.

CBDMap_RFA

Planeje sua viagem

Acesso o site http://metro.kingcounty.gov/tops/bus/how-to-ride/ e use o planejador de viagens.
Eu particularmente uso o BING directions e veja como fica a rota para do aeroporto de Tacoma para Bellevue (Hyatt Hotel)

 

image

Como pegar um ônibus ?

Esse vídeo por mais simples que possa parecer ajuda muito a entender o sistema de transporte do condado?

Instrução de como pegar ônibus em Seattle

 

 

Como pagar pela viagem ?

http://www.soundtransit.org/Fares-and-Passes/How-to-pay.xml
Como eu vou de trem, vou comprar meus tickets em uma

Instrução de como pagar pelâ viagem em Seattle

Como eu vou ?

Eu vou de Tacoma para Seattle usando o trem (Sounder Train).

hero_sounder_455

Esse trem de dois andares irá passar por belas paisagens e ainda conta WI-FI gratuita.
Vou demorar mais do que a rota direto com o Ônibus 560, mas acho que a viagem vai valer a pena.

Veja o site:http://www.soundtransit.org

Sounder viaja entre Tacoma e Seattle (fazendo paradas em Puyallup, Sumner, Auburn, Kent e Tukwila) e entre Everett e Seattle (fazendo paradas em Mukilteo e Edmonds).
Só funciona durante a semana e à tarde apenas.Sounder também serve principalmente quando existe eventos de fim de semana importantes, como Mariners e jogos Seahawks.

Tarifas adultos estão entre $ 2,75 e $ 4,75, dependendo da distancia.

 

Esse será o meu trajeto para chegar até a estação de trem :Auburn Station
Walk to INTERNATIONAL BLVD & S 182ND ST
Take the bus 180 – SE AUBURN KENT STATION
departure Ride for 50 min and exit at AUBURN TC
Previous stop is AUBURN AVE & 2ND ST NE
If you reach 17TH ST SE & B ST SE, you’ve gone too far
Walk to near 22 A St SW, Auburn, WA 98001

Chegando em Seattle na estação King Street Station até o Hotel !!
Walk to INTL DIST TNL STA
Take the bus 550 – Bellevue
R
ide for 23 min and exit at NE 4TH ST & 105TH AVE NE
Previous stop is BELLEVUE WAY NE & MAIN ST
If you reach 108TH AVE NE & NE 6TH ST, you’ve gone too far
Walk to 900 Bellevue Way NE, Bellevue, WA 98004

http://www.soundtransit.org/Schedules/Sounder-Tacoma-Seattle.xml

 

É isso ai. As fotos eu posto na semana que vem.

5 comentários sobre “Tacoma-Seattle usando o transporte público.

  1. Oi daniel! Sensacional. Que dia vc chega lá?
    Eu vou chegar dia 27/02 mas acho q vou pegar um taxi mesmo. Nao sei se acerto fazer tudo isso, rsrs

    Mas gostei muito da ideia de ir de trem. Deve ser fanstastico!

    • Oi Ruth, vou chegar no dia 27 também !! Lá pelas 15:00 se der tudo certo. Já sei que vai ter sol e muito frio na segunda.
      Eu vou arriscar esse passeio no estilo mochilão.

  2. Pingback: Dicas de viagem para Seattle « 0000 1101

  3. oi, estou indo passar minhas ferias lá, vou ficar 1 mes e meio, tenho 16 anos, será q da pra mim andar de ônibus sozinha lá? e vou ir no inverno

Deixe uma resposta

